![]() |
Primeiro-ministro Pham Minh Chinh e o Sr. Francisco Gomes Neto, presidente do Grupo Embraer do Brasil - Foto: VGP/Nhat Bac |
*Báo Điện tử Chính phủ (Jornal Eletrônico do Governo do Vietnã), por Hà Văn - 29/03/2025
Na tarde de 29 de março, em Hanói, o Primeiro Ministro Pham Minh Chinh recebeu o Sr. Francisco Gomes Neto, Presidente do Grupo Embraer do Brasil, que acompanha a delegação empresarial do Presidente brasileiro Lula da Silva em visita oficial ao Vietnã.
Atualmente, a Embraer é uma das principais empresas fabricantes de aeronaves do mundo; é especializada na fabricação de aeronaves comerciais de passageiros, aeronaves militares e aeronaves agrícolas. Em 2024, a Embraer terá cerca de 24.000 funcionários, operando em 80 países ao redor do mundo, com receita de cerca de 6,4 bilhões de dólares.
Durante a visita oficial ao Brasil (setembro de 2023), o Primeiro-ministro visitou a fábrica de aeronaves da Embraer e trabalhou com o presidente Francisco Gomes Neto no Brasil. Por ocasião da participação na Cúpula do G20 no Brasil (novembro de 2024), o Primeiro Ministro recebeu o Vice-presidente Global do Grupo Embraer.
Contratos de compra de aeronaves
A aeronave Embraer (E190) recebeu o reconhecimento da Autoridade de Aviação Civil do Vietnã para poder operar no Vietnã desde dezembro de 2020. Em dezembro de 2024, a Embraer trouxe uma série de aeronaves militares (transporte multifuncional C-390 Millennium) para participar da Exposição de Defesa do Vietnã.
Atualmente, a Embraer e as companhias aéreas vietnamitas estão promovendo contratos de compra de aeronaves.
![]() |
PM Pham Minh Chinh espera que o relacionamento da Embraer com o Vietnã se torne cada vez mais próximo e efetivo, no espírito de cooperação ilimitada entre os dois países - Foto: VGP/Nhat Bac |
Reunião com o Primeiro-ministro Pham Minh Chinh
Na reunião, os parceiros vietnamitas discutiram as necessidades e oportunidades de cooperação com a Embraer.
Com o prazer de se reunir novamente com o Sr. Francisco Gomes Neto, Presidente do Grupo Embraer, o Primeiro-ministro Pham Minh Chinh espera que o relacionamento da Embraer com o Vietnã se torne cada vez mais próximo e efetivo, no espírito de cooperação ilimitada entre os dois países.
O Primeiro-ministro disse que, com uma economia em desenvolvimento dinâmico, o Vietnã atualmente tem grande potencial e demanda crescente no setor de aviação; Identificar a indústria da aviação e espacial como tendo um papel importante na exploração de novos espaços de desenvolvimento, incluindo o espaço.
Especificamente, o Primeiro-ministro sugeriu que a Embraer cooperasse com parceiros vietnamitas para produzir equipamentos de aviação, contribuindo para o desenvolvimento da indústria da aviação por meio da transferência de tecnologia moderna, treinamento de recursos humanos de alta qualidade, suporte técnico e troca de experiências.
Junto com isso, cooperar para:
- fornecer aeronaves a preços preferenciais;
- cooperar para construir centros de serviços de manutenção e reparo de aeronaves;
- pesquisar e desenvolver combustíveis de aviação renováveis e sustentáveis;
- implementar medidas de redução de emissões;
- promover a ecologização da indústria da aviação.
O Primeiro-ministro solicitou que as agências e parceiros relevantes executem prontamente os procedimentos de acordo com os regulamentos para implementar efetivamente os projetos, contribuindo para concretizar acordos de alto nível durante a visita do Presidente Lula da Silva ao Vietnã, tornando a indústria da aviação um campo de cooperação inovador nas relações bilaterais nos próximos tempos.
O Primeiro-ministro afirmou que o Governo vietnamita está comprometido em sempre acompanhar e compartilhar com as empresas, garantindo que elas operem de forma legal, saudável e eficaz.
Por sua vez, o Sr. Francisco Gomes Neto agradeceu sinceramente ao Primeiro-ministro o tempo que dispensou para se encontrar com ele; disse que a Embraer aprecia a oportunidade de cooperar e está muito satisfeita em contribuir para o desenvolvimento do Vietnã e quer introduzir linhas de aeronaves modernas, bem como cooperar na implementação de serviços de aviação.
Informando o Primeiro-ministro sobre as atividades e intercâmbios com parceiros vietnamitas durante a visita, o Presidente da Embraer disse que está pronto para trabalhar com parceiros vietnamitas para promover a cooperação nas áreas mencionadas pelo Primeiro-ministro.
===xxx===
Leitura complementar importante:
- Com C-390, E190-E2 e MRO, Embraer poderá fazer parcerias de sucesso no Vietnã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).